17 de agosto de 2012



Os Louva-deus são insetos da ordem Mantodea e possuem tantas particularidades que são chamados de insetos alienígenas, não só pelas suas características morfológicas que lembram filmes de alien, mas também pela sua dieta carnívora incrivelmente desproporcional para um inseto. Inclusive já falamos daquele costume nem um pouco normal das fêmeas comerem a cabeça do macho após a cópula, leia AQUI.
Tantos rodeios para confirmar: os Louva-deus são ávidos caçadores de pássaros SIM, tendo preferência principalmente pelos beija-flores que são aves menores. São máquinas de matar perfeitas, armadilhas vivas, podendo inclusive caçar pequenas lagartixas e morcegos menores. O ataque conta com garras dianteiras espinhosas com formato de pinça e um reflexo tão rápido que é impossível acompanhar um “bote” a olho nú.
O ataque consiste esperar a distração da vítima por muito tempo, podendo chegar a horas. O Louva-Deus usa os espinhos das pernas anteriores para prender a ave pelo peito não muito maior que ele (quase sempre um beija-flor) e então devora a carne daquela região. Vejam nas fotos!
Louva-deus são insetos legais, mas fico aliviada que eles não podem passar de 15 centímetros ou então passariam a consumir seres humanos!
 
site da reportagem

http://diariodebiologia.com/2012/07/e-verdade-que-um-louva-deus-pode-matar-e-comer-um-passaro/

O nome científico é Pteropus vampyrus e se você não é um amante de morcegos, provavelmente vai se assustar muito com as raposas voadoras: os maiores morcegos do mundo. Pertencentes à subordem Megachiroptera e a família Pteropodidae, esses morcegos que vivem nos trópicos e subtrópicos da Ásia, Austrália, Indonésia e Ilhas do Oeste da África podem ter uma envergadura de asa de 1,5 metros fazendo com que sejam tão bonitos quanto assustadores.
O apelido de raposa voadora não é à toa, pois a cara do bicho é muito parecida com a de uma raposa. Esses animais apesar do tamanho, são muito sociais e dóceis, vivem em grupos que podem conter até 2 mil indivíduos. Durante o dia se agrupam nas árvores de florestas de manguezais e coqueirais e como são noturnos saem perto do anoitecer em pequenos bandos silenciosos, que não vocalizam. Quando retornam na manhã são sempre muito barulhentos, provavelmente por causa da disputa de espaço para descanso, pois como já foi dito, os bandos geralmente são bem volumosos.
Para conseguir comida podem voar até 50 km em uma só noite. E por falar em comida, se você está assustado com o tamanho das raposas voadoras, pode ficar bem tranquilo, pois esses bichos são totalmente frutívoros, se alimentam principalmente de frutos, podendo na falta desses comer flores e néctar. São grandes fãs de bananas e mangas. Quanto a reprodução, a fêmea pode dar a luz a um único filhote, que, no primeiros dias é carregado pela mãe para onde vai e depois de maiorzinho, são deixados no abrigo durante o dia. Filhotes são amamentados por pelo menos três meses. Que fofo!
A notícia triste é que por causa da degradação do habitat, principalmente dos manguezais, estes animais lindos estão desaparecendo aos poucos. Existe também a caça das raposas voadoras que servem como alimento para alguns povos. Pois é, tem gente que tem coragem de comer esses morcegos. Em algumas regiões os agricultores têm as raposas como verdadeiras pragas comedoras das frutas dos pomares e não são muito simpáticos com elas. É uma pena, pois para mim são animais incríveis!
site da reportagem

http://www.blogger.com/blogger.g?blogID=7380516025883981505#editor/target=post;postID=2098122784614881938

Super diferente: cabeças de formigas de várias espécies


Acanthognathus brevicornis
Amblyopone armigera
Basiceros convexiceps
Eciton burchellii
Camponotus sp
Cyphomyrmex laevigatus
Gnamptogenys sp
Mystrium camillae
Odontomachus sp
Oligomyrmex sp

site da reportagem 

2 de agosto de 2012

Insetos de papelão reciclado, super legal!


Tradicionalmente habilidosos em dobraduras desde a infância e mestres em transformar uma simples folha de papel em verdadeira arte – como são os origamis mais elaborados –, os nipônicos têm se dedicado agora a montar borboletas, besouros e formigas. Feitos com papelão reciclado, os insetos, que reproduzem com fidelidade cada mínimo detalhe de suas versões vivas, viraram um grande passatempo para os japoneses. A brincadeira é composta por peças destacáveis  que armadas dão formas a insetos com 20 centímetros de tamanho médio, que podem ser pintados da forma que a pessoa desejar. O resultado é super legal e eu quero!!