19 de outubro de 2016

Conheça o Projeto Abelhas do clube de Ciências Fritz Müller!

"No encontro do dia 04 de outubro, o Clube de Ciências Fritz Müller recebeu a visita do biólogo Francisco Estevão Carneiro, que levou uma caixa de abelhas e alguns exemplares fixados para as crianças conhecerem as espécies nativas mais comuns.


Esta atividade integra o novo projeto do clube, intitulado Projeto Abelhas, que tem como alguns dos objetivos conhecer as espécies de abelhas que aparecem na escola e realizar a montagem de uma caixa de abelhas para estudo.


Os clubistas tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as abelhas, realizando vários questionamentos ao biólogo e observando o comportamento delas na caixa. Além disso, utilizaram lupas para observar as espécies fixadas mais detalhadamente."
































As abelhas são muitas vezes mitificadas devido aos seus ferrões, mas nem todas elas os possuem. O clube propôs esse projeto devido ao grande índice de mortalidade de abelhas na escola, já que muitos definem ela com um ser perigoso para o ser humano, mas não conhece sua verdadeira importância ecológica.

13 de outubro de 2016

Uma dinâmica para unir!

O clube de ciências é união. Muitas vezes essa união acaba não sendo tão completa, acabam se fazendo grupos dentro do clube, o que não é muito bom, pois é extremamente importante a convivência e a parceria entre todos. Para a construção de novas amizades e de uma união maior entre os clubistas apresentamos uma dinâmica, a dinâmica para unir.
Essa dinâmica consiste basicamente em montar uma história, na qual os personagens são todos um só, unidos pelos braços, como na imagem. Um narrador conta a história e o personagem tem que reagir.


No caso desse clube, os clubistas eram o mar, a história foi narrada pelos bolsistas que colocaram pescadores, tubarões, barcos nesse mar e assim por diante.

                                                                           Fonte: Clube de Ciências Fritz Muller

A proposta dos bolsistas foi a seguinte: através de um momento dinâmico e extrovertido fazer com que os clubistas se sentissem unidos de forma que mostrasse que todos são importantes para a composição do clube, que cada pedaço do clube era importante. As dinâmicas são sempre feitas no inicio do encontro, pois acabavam deixando o ambiente mais divertido e mais leve.

6 de outubro de 2016

Museu Fritz Müller - Sugestão de Passeio

Johann Friedrich Theodor Müller foi um naturalista nascido no ano de 1882. Veio para o Brasil com a família em 1852 e acabou construindo aqui, em Blumenau, a sua história. Müller foi considerado por muitos o "príncipe dos observadores da natureza". Muitas das informações publicadas por Charles Darwin vieram da região de Blumenau, já que Darwin e Müller mantinham contato através de cartas. 




O Museu
Fundado em 1936, o museu é resultado da necessidade de manter viva a memória e o trabalho de Fritz Müller. Atualmente, ele abriga cerca de 4 mil itens, sendo insetos, animais taxidermizados, animais conservados em meio líquido, fósseis, ossos, peles, minerais, além de pertences do biólogo e de sua família. O local é administrado pela Fundação Municipal do Meio Ambiente (Faema), através da Diretoria de Educação Ambiental (Dea). Com entrada gratuita, em dias de semana, o Museu Fritz Mülller atende das 7h30 às 17h30. Já nos sábados, domingos e feriados, o atendimento é realizado das 10h às 16h.