21 de outubro de 2010

Formação de professores do Clube de Ciências

Olá professores e estudantes clubistas!

Semana passada no dia 14/10/2010, aconteceu no Laboratório de Instrumentação de Ensino (LIE), na FURB mais uma formação de professores coordenadores de Clube de Ciências. O curso teve a participação dos professores Celso Menezes e Edson Schroeder e dos bolsistas: Adriana Longhi e Nelson Naoto.
O professor Celso mostrou um vídeo sobre os 160 anos da cidade de Blumenau, um vídeo muito interessante, mostrando as belezas da cidade e a colonização alemã.

Os bolsistas Adriana e Nelson prepararam e apresentaram um jogo “super-trunfo” sobre árvores brasileiras para os professores coordenadores dos clubes, esse atividade já foi postada a algum tempo aqui no blog. Caso alguém queira baixar o jogo sobre árvores brasileiras, ele está disponível nesse link SUPER-TRUNFO. Os professores gostaram muito da atividade, que se mostrou interessante e de fácil entendimento, além de ser uma atividade divertida e educativa para os alunos.


Essa atividade foi retirada do site Progresso Verde

7 de outubro de 2010

Reciclagem

Olá professores e clubistas!


Hoje vamos falar de reciclagem.

Você sabe reciclar corretamente? Sabem quais são os materiais que podem e quais não podem ser reciclados?

Muitas pessoas não sabem reciclar, ou acham que sabem. É muito comum encontrar lixeiras para separação de materias, e encontrar nelas materias que não deveriam estar ali, ou deveriam estar na lixeira ao lado. Preguiça ou falta de informação? Esse tipo de situação é encontrado com freqüência nas universidades, pessoas que se dizem estudadas e que dizem que sabem reciclar, na verdade não sabem. Você sabia que a embalagem plástica de uma barrinha de cereal não deve ser jogada no lixo de plásticos? E

sim no lixo de orgânicos e rejeitos. Papeis engordurados com alimentos também não devem ser jogados no lixo de papéis.


Reciclagem é um ótimo tema para ser discutido, e aprender a reciclar corretamente.


Logo abaixo estão listas de materias que podem e que não podem jogar nos seus respectivos lixos, e perceba que nem tudo que achamos correto jogar no lixo pode ser jogado no mesmo.






Cuidados especiais com o papel:

Devem estar secos, limpos (sem gordura, restos de comida, graxa), de preferência não amassados. As caixas de papelão devem estar desmontadas por uma questão de otimização do espaço no armazenamento.

Cuidados especiais com os metais:

Devem estar limpos e, se possível, reduzidos a um menor volume (amassados).


Cuidados especiais com os plásticos:

Potes e frascos limpos e sem resíduos para evitar animais transmissores de doenças próximo ao local de armazenamento.


Cuidados especiais com o vidro:

Devem estar limpos e sem resíduos. Podem estar inteiros ou quebrados. Se quebrados devem ser embalados em papel grosso (jornal ou craft).


Cuidados especiais com os não orgânicos:

Os óleos de cozinha não possuem um lugar específico para reciclagem, existem apenas algumas pessoas que recolhem esse óleo para fabricar sabão caseiro, e algumas empresas que trabalham com biodiesel também recolhem para a produção de biocombustíveis. Por isso é preciso ter muito cuidado com esse tipo de material, pois Ele é um grande poluidor do meio ambiente.


Que tal começar a reciclar em casa? Ou na sua escola? Um bom trabalho de reciclagem inclui não apenas uma turma, mas pode incluir uma escola inteira, todos podem se mobilizar com isso, desde alunos até professores. Basta começar.


DEVEMOS SER A MUDANÇA QUE QUEREMOS VER!



As imagens foram todas retiradas do Google, e as tabelas foram cedidas pela Educação Ambiental do SESC.

1 de outubro de 2010

4ª MIPE - MOSTRA INTEGRADA DE ENSINO PESQUISA E EXTENÇÃO


Nos dias 28 e 29 de setembro, a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (PROPEX) e a Pró-Reitoria de Ensino (PROEN) da FURB realizaram a 4ª MIPE (Mostra Integrada de Ensino Pesquisa e Extensão).

Com os objetivos de promover a integração e

ntre ensino, pesquisa e extensão, socializando a produção científica de pesquisa e extensão dos acadêmicos da FURB, estimular o desenvolvimento do trabalho científico e acadêmico; a cultura de pesquisa e extensão; avaliar o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/FURB, o Programa de Incentivo à Pesquisa - PIPe/Artigo 170 e os Programas de Extensão. Além disso visou também a integração com outras instituições universitárias da sul do país, financiadas pelos programas do CNPq ou programas internos.


Nesta mostra, os bolsistas Nelson Naoto Medeiros Fukuda e Adriana Longhi apresentaram o banner 'Programa Ensino de Ciências par

a o século XXI', e seus respectivos projetos "Clubes de Ciências - Incentivo à Iniciação Científica e Técnica" e "O Ensino de Ciências nas Séries/Anos Iniciais: apoio ao professor e qualificação em serviço".


Apresentação dos bolsistas Adriana Longhi e Nelson Naoto Medeiros Fukuda, na 4ª MIPE realizada no Campus I da FURB.