16 de outubro de 2012
Impressionante: A maior semente do mundo!
5 impressionantes métodos anticoncepcionais da antiguidade
site da reportagem
http://diariodebiologia.com/2012/10/5-impressionantes-metodos-anticoncepcionais-da-antiguidade/
25 de setembro de 2012
Sabia que o olho do avestruz é maior que o seu cérebro?
http://diariodebiologia.com/2012/09/sabia-que-o-olho-do-avestruz-e-maior-que-o-seu-cerebro/
17 de agosto de 2012
http://diariodebiologia.com/2012/07/e-verdade-que-um-louva-deus-pode-matar-e-comer-um-passaro/
http://www.blogger.com/blogger.g?blogID=7380516025883981505#editor/target=post;postID=2098122784614881938
Super diferente: cabeças de formigas de várias espécies
2 de agosto de 2012
Insetos de papelão reciclado, super legal!
Tradicionalmente habilidosos em dobraduras desde a infância e mestres em transformar uma simples folha de papel em verdadeira arte – como são os origamis mais elaborados –, os nipônicos têm se dedicado agora a montar borboletas, besouros e formigas. Feitos com papelão reciclado, os insetos, que reproduzem com fidelidade cada mínimo detalhe de suas versões vivas, viraram um grande passatempo para os japoneses. A brincadeira é composta por peças destacáveis que armadas dão formas a insetos com 20 centímetros de tamanho médio, que podem ser pintados da forma que a pessoa desejar. O resultado é super legal e eu quero!!
30 de julho de 2012
A Rafflesia arnoldii é uma planta parasita que sobrevive retirando nutrientes do caule e raiz de árvores do gênero Tetrastigma. As suas raízes, transformadas em filamentos semelhantes aos encontrados nos fungos, penetram profundamente nos tecidos do caule e raiz da planta hospedeira, da qual retiram os nutrientes que elas precisam. Pode ter até 1 metro de diâmetro e pesar de 7 a 10 quilos!
site da reportagem
http://www.facebook.com/DiarioDeBiologia
A formiga saúva é capaz de levantar 14 vezes o seu peso e percorrer 1 quilômetro por dia. É como se o ser humano erguesse 1 tonelada e fosse de São Paulo a Buenos Aires num só dia! uau!!!
site da reportagem
http://www.facebook.com/DiarioDeBiologia
Um efeito colateral inesperado da inundação, em algumas áreas de Sindh, no Paquistão: milhões de aranhas subiram em árvores para escapar das enchentes.
Como a água demorou para recuar, muitas árvores ficaram encapsuladas em teias de aranha. Pessoas na área nunca tinham presenciado este fenômeno antes.
site da reportagem.
http://www.facebook.com/SalveoPlaneta
5 de junho de 2012
No dia 05 de junho comemora-se o dia do meio ambiente.
A criação da data foi em 1972, em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de tratar de assuntos ambientais, que englobam o planeta, mais conhecido como conferência das Nações Unidas.
A conferência reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, em que a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, de tal modo que a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade.
Nessa reunião, criaram-se vários documentos relacionados às questões ambientais, bem como um plano para traçar as ações da humanidade e dos governantes diante do problema.
A importância da data está relacionada às discussões que se abrem sobre a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros.
A partir de 1974, o Brasil iniciou um trabalho de preservação ambiental, através da Secretaria Especial do Meio Ambiente, para levar à população informações acerca das responsabilidades de cada um diante da natureza.
Mas em face da vida moderna, os prejuízos ainda estão maiores. Uma enorme quantidade de lixos é descartada todos os dias, como sacos, copos e garrafas de plástico, latas de alumínio, vidros em geral, papéis e papelões, causando a destruição da natureza e a morte de várias espécies de animais.
A política de reaproveitamento do lixo ainda é muito fraca, em várias localidades ainda não há coleta seletiva; o que aumenta a poluição, pois vários tipos de lixos tóxicos, como pilhas e baterias são descartados de qualquer forma, levando a absorção dos mesmos pelo solo e a contaminação dos lençóis subterrâneos de água.É importante que a população seja conscientizada dos males causados pela poluição do meio ambiente, assim como de políticas que revertam tal situação.
E cada um pode cumprir com o seu papel de cidadão, não jogando lixo nas ruas, usando menos produtos descartáveis e evitando sair de carro todos os dias. Se cada um fizer a sua parte, o mundo será transformado e as gerações futuras viverão sem riscos.
Por Jussara de Barros Graduada em PedagogiaBrasil Escolax
2 de maio de 2012
Tecnologia substitui a luz do Sol em plantações
16 de abril de 2012
Ônibus com telhado verde leva Natureza pela cidade #PdL
O designer Marco Antônio Castro criou uma ideia brilhante pra criar mais espaços verdes e levar mais vida pelas cidades. O projeto Bus Roots, desenvolvido na sua graduação na Universidade de New York, é a instalação de um lindo jardim nos tetos dos ônibus que circulam pela grande metrópole.
A ideia poderia aumentar a quantidade de área verde nas cidades, além dela ficar “passeando” por elas. Como resultado, se combateriam as ilhas de calor, absorveria mais gás carbônico e água e deixaria o ar mais limpo. Segundo o designer, se o projeto fosse implantado nos 4.500 ônibus da cidade, haveria 35 hectares de área verde circulando pelas ruas.
O projeto já foi implantado no BioBus, um ônibus que circula pelos EUA funcionando como um laboratório de ciências móvel. Ainda como experiência, Castro pretende conseguir apoio para expandir o projeto.
Nesse link, site da reportagem.
http://eco4planet.com/blog/2012/04/onibus-com-telhado-verde-leva-natureza-pela-cidade/
12 de abril de 2012
São Paulo - A fabricante japonesa Aqua Power System criou a NoPoPo Battery, uma pilha que funciona sem poluir e agredir o meio ambiente.
A NoPoPo Battery (No Pollution Power) funciona quando o usuário coloca um líquido a base de água na parte interna da bateria com ajuda de uma espécie de seringa. Isso é possível porque dentro da pilha existe uma mistura de carbono e magnésio, que em contato com a água reage e gera energia.
Esse líquido pode ser água, suco, cerveja, whisky e refrigerante. A empresa também garante o funcionamento da pilha caso o usuário coloque saliva ou urina na pilha. Para carrega-la, basta sugar o líquido com a seringa, empurrar o lacre e despejar o conteúdo na bateria.
Outro diferencial da NoPoPo é que ela não se deteriora rapidamente, como as convencionais. Ela consegue reter sua carga por até 20 anos. Porém, a pilha só pode ser recarregada no máximo seis vezes.
A pilha também é reciclável e não contém substâncias nocivas e metais pesados, como mercúrio, chumbo ou cádmio. Portanto, após recarregar o máximo de vezes possível, o usuário pode fazer o descarte da pilha de forma sustentável.
As pilhas NoPoPo tem 1/3 do peso da uma bateria convencional. Elas estão à venda no site Japan Trend Shop e custam 58 dólares.
Nesse link, site da reportagem.
http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/pilha-japonesa-carrega-com-a-agua-09042012-24.shl
22 de março de 2012
Dia Mundial da Àgua
Programa-se: Hora do planeta será no sábado 31-Março
Neste ano a data marcada é 31 de Março (sábado), das 20h30 às 21h30, e a expectativa é de que mais de um bilhão de pessoas participem (número já atingido em 2011), tendo cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília já confirmado o desligamento da iluminação de prédios públicos/pontos turísticos.
Argentino cria bicicleta de bambu
Foi o argentino Nicolás Masuelli, de 29 anos, quem criou essas bicicletas-com-natureza-embutida. O estudante de desenho industrial montou o quadro com bambu, um agregado de fibra de carbono e epoxi, usando metal apenas para os demais componentes como pedais, cambio e assento.
Meu lado cético diz que é preciso analisar a origem do bambu, mas enquanto não for um produto de série, vamos apenas apreciar a beleza da magrela.
Nesse link, site da reportagem.
http://eco4planet.com/blog/2012/03/argentino-cria-bicicletas-de-bambu/