30 de abril de 2009

PROJETO CLUBE DE CIÊNCIAS


O ensino de ciências tem importante papel na formação dos estudantes, sobretudo se quisermos uma educação científica realmente significativa para estes. Neste contexto, a Secretaria Municipal de Educação de Blumenau, reativou o projeto Clube de Ciências, para a introdução dos estudantes nas práticas da investigação científica e no contato direto com os temas voltados para necessidades da escola e seu entorno, objetivando uma educação científica e técnica muito mais completa e interessante. Atualmente, o projeto atende cerca de 648 estudantes disseminadores, em 23 escolas da região. Entretanto, é preocupação garantir a permanência dos clubes já instalados e criar novos clubes conforme os professores demonstrarem interesse por estas atividades. Este projeto propõe o desenvolvimento de ações com a intenção de apoiar e incrementar o trabalho dos professores coordenadores dos 23 Clubes de Ciências já instalados, preparando-os para o desenvolvimento de atividades que conduzam os estudantes disseminadores para a prática da iniciação científica e técnica. O que se pretende é que as crianças e adolescentes saibam utilizar os conhecimentos científicos como instrumentos que ofereçam novos significados e percepções sobre o mundo, criando outras possibilidades de interação com a realidade. Com isto, almejamos uma emancipação social e cultural, via formação científica, que possibilite uma compreensão da realidade muito mais completa e interessante. No entanto, muitos professores têm encontrado dificuldades na condução dos clubes e, consequentemente, no desenvolvimento de ações que conduzam os estudantes à prática do pensar e fazer ciência. Muito embora a Secretaria Municipal de Educação dedique horas de acompanhamento para a coordenação geral dos Clubes, há a necessidade de um apoio mais sistemático no que diz respeito a qualificação dos professores, objetivando uma preparação mais adequada para que possam efetivamente desempenhar seu papel de orientadores das crianças e adolesecentes. Esta qualificação implica em um aprofundamento teórico-reflexivo sobre as questões relacionadas à iniciação científica e técnica, no que diz respeito a como os estudantes constróem o conhecimento científico, a aprendizagem significativa, a utilização das tecnologias da informação, ao desenvolvimento das capacidades de representação e comunicação e a contextualização sóciocultural.

4 comentários:

  1. Olá
    Li o vosso comentário no meu blogue com a proposta de parceria e fiquei a pensar de que tipo de proposta se tratava. Entretanto ao visitar o vosso espaço penso ter concluído que pretendem referenciar o meu blogue no vosso espaço. Ok tudo bem! É isso né?
    Felicidades e bom trabalho
    Teresa Faria (O Nosso Clube)

    ResponderExcluir
  2. Fiquei muito feliz com a iniciativa, e a proposta de trabalhar em parceria com a universidade traz novos ares ao nosso dia a dia escolar! Se depender de mim, o programa será um sucesso! Abraços, Ana Paula Germano

    ResponderExcluir
  3. Agradecemos a presença de todos no primeiro Curso do nosso Projeto - Clubes de Ciências e a Educação Científica e Técnica: Pressupostos Teóricos e Metodológicos - realizado na sexta-feira dia 14 de julho.
    Concerteza esperamos que esta parceria seja um sucesso e contamos com todos nesta caminhada!
    Obrigado a todos, Clube de Ciências

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do blog e acredito que irá contribuir muito como apoio aos professores de Ciências da Rede de Blumenau,aproveito para parabenizar o prof. Dr. Edson Schroeder e toda sua equipe que contribuiram para a criação do Blog. Acredito muito nesta parceria FURB/SEMED para continuarmos neste desafio da descoberta científica.

    Obrigado a todos, Celso Menezes -Coordenador de Ciências da Rede Municipal de Ensino de Blumenau SC

    ResponderExcluir