26 de março de 2010

As Estações do Ano!

Com a entrada do outono, conhecida como a estação em que caem as folhas, vamos postar hoje uma atividade que explica como funciona os movimentos de translação que fazem acontecer as diferentes estações do ano. Para trabalhar essa atividade, pode ser feito um levantamento das características de cada estação no nosso país. Também podem ser dados exemplos que relacionem as épocas certas para o plantio de frutas, grãos e verduras, afinal o movimento de translação da Terra, imprime nos seres vivos ritmos não diários, mas anuais.

Esta atividade foi retirada do livro EUREKA! Práticas de Ciências para o Ensino Fundamental; Alexandre Brandão Grosso; Cortez, 2006

MATERIAIS:
Lanterna;
Globo terrestre.

PROCEDIMENTO:
Depois de introduzir os alunos no contexto "Estações do Ano", acenda a lanterna vá deslocando o globo ao seu redor. Cuidado para que o globo mantenha sua inclinação, pois assim os alunos poderão perceber que, conforme a Terra varia de posição, os hemisférios vão recebendo maior ou menor quantidade de luz. Invernos com noites longas implicam menos luz recebida e vice-versa. Atentar para que, quanto mais próximo dos pólos, maior é essa diferença entre dia e noite.




Translação: movimento de um corpo em que todas as partículas têm em cada instante a mesma velocidade e esta mantém uma direção constante; movimento da Terra em torno de Sol.


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