De uns anos pra cá, percebemos a força e o tamanho da destruição que as águas podem causar ao nosso planeta, como o que aconteceu com o Japão semana passada, um Tsumanmi que arrasou o país.
Mas, o que são os Tsunamis? Como eles se formam?
O tsunami é uma onda gigante que vem do mar e pode atingir vários metros de altura, destruindo tudo que estiver em seu caminho. A força dele está na velocidade em que a água adquire ao atingir o continente podendo deixar casa prédios e casa em pedaços.
E o que gera um tsunami?
De uma maneira simplificada, normalmente um tsunami é gerado por causa de um abalo sísmico que acontece no fundo do oceano, devido à movimentação das placas tectônicas. As placas de movimentam e essa movimentação deslocam milhares de quilômetros cúbicos de água, que movimenta as águas do oceano. Assim, formam-se ondas que começam a se mover através do oceano, para longe do epicentro do "terremoto subaquático" e conforme essas ondas atingem áreas mais "rasas" do oceano (próximas ao continente), elas perdem velocidade, mas ganham altura. E por isso têm um efeito devastador sobre cidades costeiras nas regiões que atingem.
Esse tema pode ser abordado de várias formas com os alunos, uma dela seria passar o conceito como placas tectônicas, como elas agem, como elas trabalham, porque elas fazem esses movimentos, e outro ponto interessante é trabalhar com eles algo sobre a realidade da sociedade, que isso está acontecendo no Japão, mas afeta indiretamente todo o mundo, e nos também não estamos livres de acontecer algo parecido ou até mesmo pior no Brasil.
Reportagem tirada do Blog da Estação Ciências da USP
Nenhum comentário:
Postar um comentário