20 de agosto de 2010

Um novo uso para um velho guerreiro.

Olá Professores e clubistas.



Hoje iremos mostrar como utilizar um instrumento de ensino que aos poucos está sendo deixado de lado pelo avanço das tecnologias que estão chegando às escolas. Embora muitas escolas já tenham acesso aos novos recursos tecnológicos, isso ainda está muito longe de acontecer. Então, temos duas opções: dar uso ao retroprojetor que não é mais utilizado ou está deixado de lado na escola, ou mostrar que não é apenas as novas tecnologias que podem ser interessantes para ensinar algo.

Se não existe uma tecnologia, no caso computadores, para ver alguma das inúmeras experiências disponibilizadas na internet, porque não usar algo que existe e que quase não é mais utilizado nas escolas. E a probabilidade de uma escola possuir um retroprojetor é bem maior que a de um computador.

A ideia foi retirada no site Ciência Hoje, que diz o seguinte: “Os experimentos mostrados nas páginas não se limitam às projeções clássicas de imagem e daí vem o maior mérito da obra: o aparelho não é apenas usado como fim, ele também é o meio pelo qual as descobertas científicas ocorrem.”

Logo abaixo vamos tratar de um dos vários assuntos que podem ser realizados com a ajuda de um retroprojetor.


Assunto: Percebendo a fotossíntese.

Nesse vídeo vocês podem observar como o experimento é realizado:


Materiais:

- Tubo de ensaio;

- Um galho de alguma planta;

- Água;

- Retroprojetor.


O experimento serve para os alunos perceberem que tudo no mundo está interligado, que a planta necessita de água, luz, entre outras coisas para realizar sua fotossíntese, por isso é importante. E como acontece esse fenômeno. Com apenas 50 minutos de aula, o resultado da experiência já pode começar a ser observado. E enquanto ele acontece o professor já pode ir explicando e questionar os alunos como tudo funciona e porque as plantas possuem essa coloração.


Image: Ponto Ciência


Outra coisa importante é mencionar que as tecnologias antigas também podem ser utilizadas. Que o fato das novas tecnologias terem surgido, as antigas são bem úteis ainda. Relembrando a questão da reciclagem e o excesso de lixo no mundo.



RETIRADA DO SITE: Ponto Ciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário