- Vivenciar experimentos científicos.
- Entrar em contato com procedimentos de pesquisa.
- Entender como age o fermento para fazer crescer o pão.
Mãos na massa!!
MATERIAL Fermentos (biológico e químico); Açúcar; Dois pires; Colher; Três vidros de boca larga; Um cartaz.PROCEDIMENTO
Primeiro inicie a sequência propondo uma pergunta-desafio: como cresce o pão? Encare as respostas como uma sondagem de conhecimento. Se alguém apontar que o fermento é o responsável pelo crescimento, lance outra dúvida: como ele faz o pão crescer? Para continuar, peça que cada estudante leve para a sala diferentes receitas de pão.
Teste a hipótese de que o fermento faz a massa crescer. Faça um pão adicionando fermento apenas à metade da massa. Peça que observem e anotem o que aconteceu. Chame a atenção para o procedimento de preparo, que diz "misture o fermento ao açúcar e à água morna". Por que isso é necessário? Qual a importância desses dois ingredientes em relação ao fermento?
Experimento 1 Ingredientes: fermento e açúcar. Modo de preparo: coloque uma colher de sobremesa de fermento em dois recipientes. Num deles, acrescente uma pequena colher de açúcar. Aguarde cerca de três minutos, observando possíveis alterações. Após esse período, misture com uma colher o fermento no açúcar. Observe.
Converse com a turma sobre as transformações observadas. Não só a mudança de estado - sólido para líquido - como também a formação de espuma e liberação de gás indicam que houve transformação ou reação química. Faça uma nova mistura adicionando os três ingredientes investigados (fermento, água morna e açúcar). O que acontece? Leve-os a perceber que a quantidade de espuma e gás é maior do que nos experimentos em que água e açúcar estavam separados.
Lance um novo problema: de onde vem o gás liberado? Informe que é preciso consultar o rótulo do fermento. Chame a atenção para a expressão "fermento biológico", mostrando que a palavra "biológico" indica a presença de seres vivos (nesse caso, micro-organismos).Proponha uma pesquisa sobre o tema em livros, enciclopédias, revistas e sites. Sugira perguntas para orientar o trabalho: o que são micro-organismos? De que eles precisam para viver? Como se reproduzem? Como podemos afirmar que algo está vivo? Você pode optar por fazer um registro coletivo ou indicar que todos escrevam no caderno.
Sistematize o conhecimento com uma explicação sobre leveduras, o tipo de micro-organismo que faz a massa crescer. Informe que a levedura, em contato com o açúcar, começa a se reproduzir, e que a água morna cria as condições ideais para isso. Conte ainda que, para a reprodução ocorrer, os micro-organismos liberam dióxido de carbono, o gás que cria bolhas na massa e a faz inchar. Retome a tabela construída e, com a ajuda dos alunos, complete-a com as funções de cada ingrediente.
Esta atividade foi retirada do site Nova Escola, autoria de Luciana Hubner.
Imagem google: http://bethmatias.files.wordpress.com/2009/08/pao-quente.jpg
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