14 de outubro de 2009

Girinário

A atividade sugerida hoje para os Clubes de Ciências é a construção de um girinário!
O girinário é uma miniatura do habitat natural das rãs, sapos e pererecas. Esse projeto tem como objetivo investigar o desenvolvimento destes animais, as etapas da metamorfose, a relação ecológica destes animais com o ambiente em que vivem e com outras espécies, entre outros fatores.
Fonte: Vida de Girino (Colégio Marista São Francisco)

Início
A proposta é estudar como vivem e comportam-se esses animais, para isso o professor poderá iniciar a atividade conversando com seus alunos sobre a vida dos sapos, rãs e pererecas, perguntando a eles se já viram um girino, se sabem sobre as transformações que acontecem (a metamorfose), pela qual eles passam até que se tornem adultos. Pode-se entrar na questão do medo que as pessoas têm desses animais. Instigue-os a falar sobre essas coisas, a fim de despertar curiosidade. Deve ser levada em consideração a vida desses anfíbios, sua ecologia, as estruturas típicas de um sapo, de uma rã e de uma perereca, para que as crianças tenham informações científicas adequadas e assim desenvolverem a prática.

Materiais
1 cuba de vidro (aquário)
Areia
Cascalho
Pedras de diferentes tamanhos
Água
Plantas aquáticas (facilmente encontradas em lojas de aquários)
Girinos
Ovos de rã
Plástico
Opcional: Uma bomba simples para a filtragem da água. (encontrado em lojas de aquário; mantém a água mais oxigenada e limpa; reduz a manutenção e a limpeza).

Preparo

  • Coloque areia e cascalho em toda a extensão do aquário, formando uma elevação em um dos lados.
  • Lave bem as pedras, coloque-as no aquário, dando continuidade á elevação, para que uma parte do aquário fique fora da água.
  • Estique o plástico sobre a areia, despeje a água, devagar (o plástico serve para não misturar a areia com a água).
  • Retire o plástico após o aquário estar cheio de água.
  • Coloque as plantas, de acordo com as necessidades de cada espécie.
  • Coloque os ovos de rãs e os girinos com cuidado.
  • Se você optar por pôr uma bomba, coloque-a seguindo às instruções de uso da caixa do produto. (Nunca ligue a bomba fora da água, isso poderá queimar o seu aparelho).

Ao final da montagem, observe e faça anotações das modificações, inclusive da metamorfose dos girinos. Anote dados de nascimentos e mortes também, pois esses são dados muito importantes, até para seu controle de como está a qualidade da água do aquário. É importante que a cuba de vidro esteja com uma tampa, pois os girinos já formados costumam saltar para fora.
NÃO SE ESQUEÇA: os girinos já formados (aqueles que já se encontram fora da água) devem ser soltos pelos alunos em um local úmido e com bastante vegetação.

Conclusão
Essas anotações servirão para você discutir com suas crianças o andamento e o desenvolvimento do girinário. Elas poderão fazer a investigação científica através de desenhos. Peça para eles desenharem ciclos de vida das rãs, sapos e pererecas. A partir desses dados poderão ser confeccionadas tabelas de nascimento e morte dos animais. Isso é muito importante, pois a própria criança acabe tendo contato com o desenvolvimento e a metamorfose das rãs.














Girinário montado no LIE – Laboratório de Instrumentação para o Ensino - em parceria com alunas do curso de Pedagogia da FURB
Foto: Nelson Naoto. 2009

4 comentários:

  1. Olá!!! Que plantas aquaticas voces utilizaram para a confecção do girinário? Quero fazer com meus alunos, mas não sei que planta usar! Outra coisa, quanto tempo será que um girino leva para virar sapo? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Embora tarde, a resposta é esta: uma planta aquática de fácil manutenção é a Elodea (Egeria densa),facilmente encontrada e lojas do ramo e também coletada em rios e lagos.Ela também é interessante em experimentos envolvendo a fotossíntese e observação de estrutura celular vegetal ao microscópio óptico.

      Excluir
  2. Só uma informação importante:
    Não sei quanto a legalidade de se criar estes animais a partir de ovos comprados, mas, animais de PetShop nem sempre são aqueles nativos da região onde estão sendo vendidos. No caso de comprar os ovos e acompanhar o seu desenvolvimento, é muito errado soltar estes animais na natureza. Porque: -podem ser animais exóticos e invasores; -podem estar portando alguma doença; -mesmo sendo nativos da região, a soltura de animais da mesma espécie que ali ocorre, mas trazida de uma região distante, vai influenciar na diversidade genética das populações de anuros que ali vivem.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Onde vcs conseguiram os girinos. Quero fazer com meus alunos!Obrigada!

    ResponderExcluir