A atividade postadada hoje trabalhará a investigação cientifica em plantas!
Introdução
Essa é uma atividade muito parecida com a sementeira e com a horta, porém tem uma pequena diferença: As plantas devem ser deixadas em dois locais diferentes: uma janela onde bata sol e em algum local onde o sol não alcance, como embaixo de um armário, para você e as crianças observarem como se dá o crescimento das plantas. Com base nessa atividade, o professor poderá explicar conteúdos como germinação, condições para que a mesma ocorra, fatores que alteram, entre outros.
Essa é uma atividade muito parecida com a sementeira e com a horta, porém tem uma pequena diferença: As plantas devem ser deixadas em dois locais diferentes: uma janela onde bata sol e em algum local onde o sol não alcance, como embaixo de um armário, para você e as crianças observarem como se dá o crescimento das plantas. Com base nessa atividade, o professor poderá explicar conteúdos como germinação, condições para que a mesma ocorra, fatores que alteram, entre outros.
Objetivos
Montar uma sementeiraReutilizar materiaisObservar o crescimento dos vegetaisRelacionar o crescimento com a presença de luzEntender como se dá a germinaçãoMateriaisJornal velhoGarrafa pet cortada ao meio (sentido comprimento)PeneiraSolo de boa qualidadeSementes de rabanete
Início
O professor pode iniciar a aula fazendo várias perguntas para as crianças: Vocês acham que as plantas precisam ou não de luz para crescer? Conhecem plantas que germinem no escuro? As plantas precisam somente de água para crescer? Essas e outras questões instigam o aluno a pensar e a investigar o que está acontecendo e a formular hipóteses em relação ao tema estudado.Mãos à massa!Primeiramente, o professor poderá dividir a sala em grupos ou ainda, se a turma for pequena, poderá ser feito um único projeto com o auxílio do professor. É interessante que as crianças tragam os materiais para a construção do projeto. Antes de começar a montar o projeto, faça uma pesquisa com as crianças sobre a planta que elas irão analisar, peça para que elas vão até a sala de informática ou ainda dê esse trabalho para que façam em casa. Elas precisam saber como é a germinação dessa semente, isso vai ajudá-las na compreensão do porque o professor escolheu essa espécie. Quando a construção for iniciada, prepare o solo dentro das metades das garrafas pet, juntamente com as crianças, plante as sementes de rabanete, uma a uma, molhe o solo, mas não encharque. Ao final, coloque uma de suas “sementeiras de rabanetes” ao lado de uma janela, aberta, aonde bata sol e a outra embaixo de um armário ou em outro local que a luminosidade do sol não chegue. Regue todos os dias, porém pouco.RegistrosÉ muito importante que a criança faça registros de tudo que está sendo feito nessa atividade. Desde a base teórica até a finalização da prática elas precisam ter uma espécie de “diário”, onde elas irão acompanhar todo o projeto e também o crescimento das plântulas. Cobre esses registros delas e ajude-as a desenvolver os mesmos.
O professor pode iniciar a aula fazendo várias perguntas para as crianças: Vocês acham que as plantas precisam ou não de luz para crescer? Conhecem plantas que germinem no escuro? As plantas precisam somente de água para crescer? Essas e outras questões instigam o aluno a pensar e a investigar o que está acontecendo e a formular hipóteses em relação ao tema estudado.Mãos à massa!Primeiramente, o professor poderá dividir a sala em grupos ou ainda, se a turma for pequena, poderá ser feito um único projeto com o auxílio do professor. É interessante que as crianças tragam os materiais para a construção do projeto. Antes de começar a montar o projeto, faça uma pesquisa com as crianças sobre a planta que elas irão analisar, peça para que elas vão até a sala de informática ou ainda dê esse trabalho para que façam em casa. Elas precisam saber como é a germinação dessa semente, isso vai ajudá-las na compreensão do porque o professor escolheu essa espécie. Quando a construção for iniciada, prepare o solo dentro das metades das garrafas pet, juntamente com as crianças, plante as sementes de rabanete, uma a uma, molhe o solo, mas não encharque. Ao final, coloque uma de suas “sementeiras de rabanetes” ao lado de uma janela, aberta, aonde bata sol e a outra embaixo de um armário ou em outro local que a luminosidade do sol não chegue. Regue todos os dias, porém pouco.RegistrosÉ muito importante que a criança faça registros de tudo que está sendo feito nessa atividade. Desde a base teórica até a finalização da prática elas precisam ter uma espécie de “diário”, onde elas irão acompanhar todo o projeto e também o crescimento das plântulas. Cobre esses registros delas e ajude-as a desenvolver os mesmos.
Conclusão
Ao final da experiência, analise para onde a planta cresceu. Se as plantas da janela foram em direção ao sol ou se foram para cima ou em direção à sombra. Observe as plantas do escuro e veja, com as crianças como se deu também o seu crescimento. Analise tudo isso e discuta com suas crianças os porquês das plantas terem tido determinado comportamento de crescimento. Lembre dos conceitos de germinação, coloque isso em prática com eles. Assim, eles entenderão muito mais facilmente o processo de germinação das sementes, crescimento das plantas, ambos relacionados com a presença de luz.
Trabalho realizado com o 2º semestre do Curso de Pedagogia da FURB
Ola meninas, nao tenho o email do prof Ed, gostaria que voces visse esse video e mostrassem pra ele tbm: http://www.youtube.com/watch?v=2JOlJAry8uE
ResponderExcluir