1 de setembro de 2009

As Crianças e a Iniciação Científica


O que é aprender pela investigação?

Aprender pela investigação é fazer que as crianças procurem, busquem, investiguem por si só sobre determinados temas. É fazer que a curiosidade as guie, essas atitudes aprimoram em outras necessidades para formação da vida adulta como a organização, a disciplina, etc.
Para aprender através da investigação, o aluno deve observar e escolher um tema da sua realidade, que está a sua volta. Depois de escolher um tema real, o aluno deve organizar suas observações e propor perguntas, raciocinado suas idéias, construindo seu próprio conhecimento e opinião, com total autonomia. O aluno deve também organizar as formas de coleta das informações e os registros feitos.
Desta maneira ele apropria-se de maneira progressiva dos conceitos científicos e constrói aptidões próprias, consolidando também sua comunicação oral e escrita.

Exemplo: Trabalhando minhocas com as crianças
· Escolher um tema (as minhocas)
· Propor perguntas (O que é uma minhoca? Onde elas vivem? O que elas comem? Entre outras questões relacionadas a minhocas e sua ecologia)
· Organizar as formas de coleta das informações (internet, livros, revistas)
· Registrar (mural, álbum da turma, caderno de ciências)
· Organizar os registros (roteiros, questionários)
· Socializar (através de clubes de ciências, feiras internas para a escola, eventos com pais e comunidade)



ETAPAS PARA A ORGANIZAÇÃO DE UM PROJETO

O que vamos investigar? Que perguntas podemos fazer?

Que materiais são necessários para o projeto? Como vamos consegui-los?

Em que local vamos organizar o projeto? Como vamos montar o projeto?

Como iremos manter nosso projeto? Qual será o papel de cada um no projeto?

Como vamos organizar as nossas observações? Como serão os nossos registros?

Há outras coisas que podemos saber a respeito do nosso estudo?Como será a apresentação dos nossos resultados?

Nenhum comentário:

Postar um comentário