Você se lembra da música da Xuxa?
Vou te mostrar que é de chocolate
De chocolate o amor é feito
De chocolate choc choc chocolate bate o meu coração
Boa oportunidade para estudar e experimentar o chocolate à luz da ciência.
Antes de realizar esta experiência, o professor pode pedir que os alunos investiguem sobre o cacau, espécie utilizada para fazer o chocolate. Como é usado economicamente além do chocolate, além de destacar quais são suas fases de crescimento e transformação da semente (ou amêndoa). Concerteza todos irão adorar fazer esta atividade ; )
Recomende a leitura de VEJA para que os estudantes descubram a diferença no processo de produção dos três tipos de chocolate: amargo, escuro e branco. http://veja.abril.com.br/160403/p_110.html#ovo
Vou te mostrar que é de chocolate
De chocolate o amor é feito
De chocolate choc choc chocolate bate o meu coração
Boa oportunidade para estudar e experimentar o chocolate à luz da ciência.
Antes de realizar esta experiência, o professor pode pedir que os alunos investiguem sobre o cacau, espécie utilizada para fazer o chocolate. Como é usado economicamente além do chocolate, além de destacar quais são suas fases de crescimento e transformação da semente (ou amêndoa). Concerteza todos irão adorar fazer esta atividade ; )
Recomende a leitura de VEJA para que os estudantes descubram a diferença no processo de produção dos três tipos de chocolate: amargo, escuro e branco. http://veja.abril.com.br/160403/p_110.html#ovo
Atividades
Peça que todos identifiquem os processos de análise imediata (peneiração e prensagem) usados na obtenção da pasta. Com base na lista de minerais apresentada abaixo, sugira que a turma escreva todas as fórmulas possíveis entre cátions e ânions dos elementos mencionados, tais como CaCl2. Ao todo, os estudantes devem obter cinco fórmulas.
Oriente também o cálculo do número de átomos do metal alcalino-terroso, do quarto período da tabela periódica, presentes em 100 gramas de chocolate. Os jovens devem consultar no quadro a quantidade de cálcio encontrada no alimento (0,22 grama).
Na tabela periódica eles localizarão a massa atômica do cálcio (40,08). A resposta vem por regra de três simples usando o número de Avogadro: 0,033 x 1023 átomos de cálcio. Finalize com um experimento para determinar a presença de açúcar no chocolate.
Para tanto, dissolva uma barra do doce em água morna, agitando continuamente. Transfira uma pequena quantidade da pasta obtida para um tubo de ensaio e adicione igual volume de solução do reagente de Benedict. Aqueça tudo, com cuidado, numa lamparina. A presença de açúcar pode ser evidenciada pelo aparecimento de um precipitado de coloração que varia entre o vermelho e o marrom.
Explique que a ação estimulante do chocolate se deve à feniletilamina que ele contém. Essa mesma substância é produzida pelo cérebro humano e atua no sistema neuromuscular. A ingestão do derivado de cacau aumenta a taxa dessa amina no organismo, o que se converte em sensação de bem-estar. Realce que a ocorrência de acne nada tem a ver com o consumo de chocolate
100 gramas de chocolate contêm:
Energéticos Glucídios.....56g
100 gramas de chocolate contêm:
Energéticos Glucídios.....56g
Lipídeos......34g
Protídeos.....6g
Celulose....0,5g
Elementos Minerais
Potássio......0,420g
Cálcio...........0,22g
Sódio............0,12g
Magnésio......0,05g
Ferro........0,0016g
Cloreto.........0,27g
Esta atividade foi retirada do site Revista Nova Escola, http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/convide-turma-doce-experiencia-chocolate-430975.shtml
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