Este experimento foi retirado do livro "Humanizando o Ensino de Ciências com jogos e oficinas psicopedagógicas sobre seres microscópicos", Vetor Editora.
MATERIAL
Amostras de líquens, se possível de diferentes tipos
1 lâmina de vidro
1 lâminula de vidro
1 microscópio
1 palito de dentes
1 conta-gotas
1 tabela para anotar as observações
PROCEDIMENTO
Os objetivos desta atividade são reconhecer os líquens como uma associação de algas e fungos. também aprender que os líquens podem ser utilizados como indicadores biológicos da poluição do ar.
MATERIAL
Amostras de líquens, se possível de diferentes tipos
1 lâmina de vidro
1 lâminula de vidro
1 microscópio
1 palito de dentes
1 conta-gotas
1 tabela para anotar as observações
PROCEDIMENTO
Distrubuir os líquens para os grupos de alunos.
Pedir que os alunos desenhem o material, procurando observar as diferenças entre os líquens (cor, aspecto).
Para a observação ao microscópio, colocar um pedaço pequeno do líquen na lâmina de vidro e, com auxilío do palito, fragmentá-lo ainda mais. Colocar uma gota de água e cobrir com a lâminula. Observar ao microscópio (ampliação 100x). Os alunos deverão observar e anotar se há líquens nas árvores próximas à escola, à sua residência, em ruas com trânsito intenso.
Os alunos poderão fazer um quadro de anotações com as observações feitas durante os experiementos, os resultados obtidos e a explicação desses resultados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário