13 de agosto de 2009

Por dentro da Gripe A, Influenza H1N1

Bom dia professores e alunos!

Hoje vamos tratar sobre um assunto importante - sobre o vírus Influenza H1N1, ou Gripe A, como a conhecemos. Estamos passando por uma pandemia (pandemia vem do grego pan = tudo/ todo(s) + demos = povo e é uma epidemia de doença infecciosa que se espalha entre a população de grande região geográfica como, por exemplo, um continente) e por isso é tão importante que todos nós, professores e alunos, tenhamos conhecimento sobre a doença para podermos disseminar as informações corretas aos familiares e comunidade.
O vírus Influenza é o vírus de todas as gripes, sendo dividido em três tipos: A, B e C. Este vírus é hospedeiro de porcos e aves e neles pode sofrer modificações na sua estrutura, gerando um novo vírus. O Influenza da nova gripe é do tipo A e sua nova cepa é H1N1.Todo vírus da gripe afeta o sistema respiratório e por isso, sua eliminação acontece pelas secreções das vias respiratórias. A transmissão ocorre por espirros, tosse e saliva de uma pessoa contaminada ou quando levamos as mãos aos olhos, nariz e boca depois de encostar em superfícies contaminadas.
Os sintomas da gripe A são semelhantes aos da gripe comum e aparecem em até 4 dias após o contato com o vírus. São eles:

Febre alta (acima de 38º)
Tosse seca
Ardência intensa nos olhos
Dor de cabeça
Dores musculares
Dores nas articulações
Calafrios

Fraqueza
Dor de garganta
Espirros
Coriza


Idosos, grávidas, crianças com menos de 2 anos e pessoas com imunidade reduzida são mais suscetíveis aos efeitos mais graves do Influenza A. O diagnóstico mais correto é observar a apresentação dos sintomas e procurar quanto antes o posto de saúde mais próximo. Alertar se houve contato com pessoas infectadas. Para confirmação de infecção pelo vírus Influenza A, é feito um exame laboratorial. Existe tratamento e este deve ser receitado pelo médico. A Influenza A (H1N1) é uma gripe branda na maioria dos casos, só precisar ser diagnosticada corretamente.


A Revista Nova Escola dá a dica!

Está é uma atividade proposta pela Revista Nova Escola para tratar com os alunos sobre a nova gripe. nº 224 – Agosto 2009


-> COMO SER MAIS SAUDÁVEL
A turma é dividida em três grupos. Cada grupo pesquisa, na biblioteca e na internet, a resposta para três perguntas:

1) Quais as diferenças entre gripe e resfriado?
2) Como se pega gripe?
3) O que uma pessoa pode sentir quando está gripada?
4) Por que algumas pessoas ficam muito doentes por causa da gripe e outras se recuperam facilmente?
5) Quais atitudes podem tornar a vida mais saudável?
6) O que uma pessoa deve fazer para evitar a gripe e outras doenças?
7) O que uma pessoa doente pode fazer para se recuperar rapidamente?
8) O que uma pessoa doente deve fazer s fim de evitar passar a doença para outra pessoa?
9) Quando uma pessoa conhece alguém que está com gripe, o que pode fazer para evitar contrair a doença?Em sala, cada grupo apresenta sua pesquisa. Ao final, com a mediação do professor, os alunos redigem as respostas para todas as perguntas.


Faça seu próprio vírus da gripe
E já que estamos tratando de vírus, vamos aprender como é sua estrutura!

Esta atividade foi retirada da Revista Ciência Hoje das Ciranças - 15/08/2008
No seu interior, o vírus possui uma substância que carrega informações importantes sobre ele e garante a sua reprodução. Essa substância – chamada de ácido nucléico – é protegida por uma estrutura externa, feita de proteínas e gorduras, que, na sua réplica, é representada pela bola de pingue-pongue e pelos alfinetes.

Material
Uma bolinha de pingue-pongue
50 alfinetes de costura com cabeças coloridas
Uma vela
Fósforos ou isqueiro


Para construir o vírus, é preciso a ajuda de um adulto. Peça a ele para acender a vela e esquentar, na chama, a ponta do alfinete que não possui a bolinha colorida.
Feito isso, faça a sua parte: vá espetando os alfinetes na bola de pingue-pongue, até cobri-la por completo.












Pronto! Eis aí o seu vírus! Com essa réplica, você vai perceber a olho nu o que somente é visto pelos pesquisadores com a ajuda de um microscópio. O vírus da gripe é um microrganismo que causa doenças. Os vírus são transmitidos de forma direta - quando a pessoa contaminada fala, espirra ou tosse - ou de forma indireta - quando levamos as mãos aos olhos, nariz e boca depois de encostar em superfícies contaminadas .












O vídeo abaixo mostra como podemos nos contaminar. Depois de assistir o vídeo, discuta com seus alunos quais as atitudes higiências que podemos tomar para nos previnir.

Dowload : Megauplad :-: Rapideshare

Nenhum comentário:

Postar um comentário