23 de setembro de 2009

Formigário

Professores!

Estamos postando mais uma atividade para ser realizada com seus alunos nos Clubes. É a construção de um Formigário!

Introdução
Um formigário é um modelo que representa o ambiente onde vivem as formigas. É uma prática em que o professor trabalha temas relacionados à ecologia, cadeia alimentar, mais especificamente a interação entre a espécie animal (formiga) e as espécies vegetais das quais elas se alimentam. Outro tema abordado nessa atividade é o estudo do solo, tendo em vista que a escolha de um tipo adequado de solo é fundamental para o “funcionamento” do formigário. Essa prática é diferenciada das tradicionais avaliações cheias de perguntas, das quais os alunos tanto reclamam, com razão. Siga as nossas dicas abaixo e contrua o mundo das formigas

Registros
Como já foi dito em outras projetos, como o "Minhocário" ou o "Pequeno Jardim", os registros são uma etapa muito importante da atividade de investigação cientifica com as crianças, visto que é nesse momento que o aluno vai pôr em prática habilidades como observação, comparação entre outros. Não se esqueça que as observações e os registros podem ser individuais ou em equipes.

Situação contexto:
O professor pode iniciar uma conversa com os alunos sobre as sociedades dos animais, questioná-los sobre a ordem hierárquica, os insetos sociais e principais características destas sociedades. Neste caso o formigueiro.

Materiais
4 potes de plástico grandes, transparentes e com tampa
3 metros de mangueira transparente
Silicone
Solo (húmus + argila)
Mudas de plantas (pode ser retirada alguma coisa da Sementeira)
Folhas das plantas que a espécie de formiga coletada costuma utilizar na alimentação: geralmente folhas de árvores frutíferas, pétalas deflores como rosa e hibisco
1 tufo de algodão molhado com água
1 tufo de algodão molhado de água com açúcar
Estilete
Formigueiro (inteiro, com a rainha se possível. Espécie mais indicada: Saúva)

Como fazer?
Em um dos potes coloque as formigas junto com o solo do formigueiro, do jeito que você coletou.
Em outro pote coloque o solo intercalando argila e húmus.
Plante as mudas nesse solo, umedeça bem, mas não encharque.
Nesse mesmo pote coloque dois tufos de algodão; um embebido em água e outro embebido em água com açúcar.
No terceiro pote, coloque folhas, pétalas de rosa, frutos diversos (tente escolher plantas que as formigas gostem).
No último pote, não coloque nada, você vai perceber este, elas farão de lixeiro.
A mangueira transparente deve ser cortada em 4 pedaços.
Faça um furo de um lado e outro do lado oposto deste, em cada pote. Esse furo deve ter o diâmetro da mangueira.
Os furos devem ser feito em uma altura que as formigas consigam passar. Como no pote que contem solo e o formigueiro, faça o furo acima do solo, de uma maneira que as formigas consigam subir.
Coloque os pedaços de mangueira nos furos, cole com silicone, ligando assim, os potes através das mangueiras.
Coloque um pedaço de papel filtro, dentro da mangueira da largura do interior da mesma, que servirá como uma ponte para que as formigas não escorreguem.
Faça pequenos furos nas tampas dos potes para que as formigas possam respirar.
Troque os tufos de algodão com água e água com açúcar, semanalmente ou antes se necessário.
Manter o recipiente onde está o formigueiro coberto com papel pardo ao redor, mantendo-o assim sempre protegido da luz.

Conclusão
Após a montagem, não é necessária muita mão de obra na manutenção. Com este trabalho, o aluno poderá observar, no decorrer das aulas, como funciona a sociedade de um formigueiro e utilizar isto para aplicar os conceitos biológicos em sala de aula. Com essa prática, é possível o professor proporcionar para o aluno a investigação científica.


Montagem Formigário em parceria com a turma de Pedagogia da FURB, no dia 20/09/ 2009.

Agradecimento:
Thiago Sanches Ranzani da Silva - Acadêmico do curso de Ciências Biológicas da FURB, pela coleta das formigas.

3 comentários:

  1. Tenho muita vontade de ter um formigário, esse site me ajudou muito, porém ha passagens que não consegui compreender, exemplo : onde a rainha vai ficar "alojada" ? A parte que ficará o lixo, ele deverá ser limpo ? E se a colônia ficar muito grande, o que faço ?
    Sé possivel me responda para o e-mail: zezito_felix@hotmail.com
    Obrigado.

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  2. Olá Thiago,
    Gostaria de saber se você poderia ajudar uma professora do 2º ano, na construção de um formigário.
    Trabalhamos na EBM Lore Sita Bollmann, Email: coord.loresita@yahoo.com.br ou no 3323-9417.
    Desde de já agradecemos pela atenção!

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