17 de setembro de 2010

Dia da Árvore

Boa Tarde professores e clubistas!

Dia 21 de setembro é o dia da árvore e o início da primavera, e para “comemorar” esse dia, nada melhor do que trabalhar nos clubes algum assunto voltado a isso.
“No Brasil, carregamos fortes laços com a cultura indígena que deu origem a este país; um deles é o amor e respeito pelas árvores como representantes maiores da imensa riqueza natural que possuímos. Os índios também utilizavam este período para iniciar a época de plantio, organizando-se pelo calendário lunar. Confirmando o carinho e respeito pela natureza, no Brasil, em 24 de fevereiro de 1965, formalizou-se o dia 21 de Setembro como o Dia da Árvore - o dia que marca um novo ciclo para o meio ambiente.”

 Trecho retirado do site www.diadaarvore.org.br

Esse site possui informações sobre o meio ambiente, os tipos de árvores e como preservá-las. Além de eventos e ações sobre o dia da árvore.
Um trabalho que sugerimos para esse dia é fazer o “boneco ecológico”, onde os alunos acompanham o desenvolvimento e o crescimento do “cabelo” do boneco, que nada mais é do que uma planta crescendo (alpiste), fazendo com que o aluno observe e cuide de seus bonecos e percebam como ocorre todo o processo.

MATERIAIS:
- Serragem;
- Alpiste;
- Meia calça (pode ser aquela com o fio puxado não precisa ser nova);
- Botões coloridos;
- Linha e agulha;
- Tesoura sem ponta

COMO FAZER:
1) Corte o pé da meia calça para criar um "saquinho";
2) Coloque um pouco de alpiste no saquinho, depois complete com serragem até encher suas mãos. Dê um nó bem apertado;
3) Vire o nó para baixo. Agora podemos decorar nosso boneco com os botões coloridos! Lembrando que, o professor é que deve costurar os olhos e o nariz pois é perigoso deixar a agulha nas mãos dos alunos.
4) Pronto! Você precisa regá-lo toda manhã, e o seu cabelo vai começar a crescer a partir do 5º dia!! E que tal batizá-lo com um nome bem divertido?!


Imagens retiradas do google

Nenhum comentário:

Postar um comentário