23 de setembro de 2010

Dica de Ciências para as donas de casa

Olá professores e clubistas!

Hoje vamos propor uma experiência que também é muito utilizada em casa, e bem simples de ser realizada. Vamos ferver água, com o objetivo de mostrar qual água ferve mais rápido: aquela fervida com ou sem a tampa? É isso que iremos descobrir. Será que existe diferença?

Imagens retiradas do Google


Essa experiência foi retirada do site PONTO CIÊNCIA

MATERIAS NECESSÁRIOS:
-dois béqueres ou panelas;
- uma fonte de calor;
- dois termômetros;
- uma tampa para panela ou béquer;
- Água.

COMO MONTAR A EXPERIÊNCIA:
Coloque os béqueres ou as panelas sobre a chapa elétrica e introduza os termômetros dentro deles. Coloque o mesmo volume de água dentro de cada béquer e tampe apenas um deles. Ligue o aquecimento e pronto, veja as variações na temperatura.
Nesse link ( EXPERIÊNCIA ) está disponível um vídeo mostrando os materias e como o experimento foi realizado.


CLUBISTAS: Não esqueçam de fazer está experiência sempre acompanhados de um adulto!!

17 de setembro de 2010

Dia da Árvore

Boa Tarde professores e clubistas!

Dia 21 de setembro é o dia da árvore e o início da primavera, e para “comemorar” esse dia, nada melhor do que trabalhar nos clubes algum assunto voltado a isso.
“No Brasil, carregamos fortes laços com a cultura indígena que deu origem a este país; um deles é o amor e respeito pelas árvores como representantes maiores da imensa riqueza natural que possuímos. Os índios também utilizavam este período para iniciar a época de plantio, organizando-se pelo calendário lunar. Confirmando o carinho e respeito pela natureza, no Brasil, em 24 de fevereiro de 1965, formalizou-se o dia 21 de Setembro como o Dia da Árvore - o dia que marca um novo ciclo para o meio ambiente.”

 Trecho retirado do site www.diadaarvore.org.br

Esse site possui informações sobre o meio ambiente, os tipos de árvores e como preservá-las. Além de eventos e ações sobre o dia da árvore.
Um trabalho que sugerimos para esse dia é fazer o “boneco ecológico”, onde os alunos acompanham o desenvolvimento e o crescimento do “cabelo” do boneco, que nada mais é do que uma planta crescendo (alpiste), fazendo com que o aluno observe e cuide de seus bonecos e percebam como ocorre todo o processo.

MATERIAIS:
- Serragem;
- Alpiste;
- Meia calça (pode ser aquela com o fio puxado não precisa ser nova);
- Botões coloridos;
- Linha e agulha;
- Tesoura sem ponta

COMO FAZER:
1) Corte o pé da meia calça para criar um "saquinho";
2) Coloque um pouco de alpiste no saquinho, depois complete com serragem até encher suas mãos. Dê um nó bem apertado;
3) Vire o nó para baixo. Agora podemos decorar nosso boneco com os botões coloridos! Lembrando que, o professor é que deve costurar os olhos e o nariz pois é perigoso deixar a agulha nas mãos dos alunos.
4) Pronto! Você precisa regá-lo toda manhã, e o seu cabelo vai começar a crescer a partir do 5º dia!! E que tal batizá-lo com um nome bem divertido?!


Imagens retiradas do google

Novos usos para galões de água mineral

Olá professores e Clubistas!

A reciclagem é um tema muito abordado atualmente, e pensando nisso, encontramos um site (WWW. criancas.hsw.uol.com.br) que nos dá uma dica de como reutilizar aqueles galões de água de 5 litros que muitas vezes temos em casa e depois não possui nenhuma utilidade.

Essa atividade estimula a reutilização em vez de somente focar a recliclagem.

Todo mundo sabe que reciclar é uma boa maneira de ajudar a natureza. Mas há outro jeito também: reutilizar. “Reciclar” significa salvar coisas que podem ser transformadas em novos produtos. “Reutilizar” significa usar os produtos de novas maneiras em vez de jogá-los no lixo. Você ficará surpreso com as diversas possibilidades de usos para um simples galão de água mineral de plástico.

MATERIAIS:

- Galão de água
- tesoura

1º ideia:
Faça um regador para flores. Cortando a parte acima da alça.



2º ideia: Organize os materiais de arte. O galão de água mineral com a borda cortada pode ser um recipiente para guardar seus materiais de artesanato. Use-os para armazenar seus achados da natureza até quando você estiver preparado para usá-los.

3º ideia:
Use como um recipiente para plantar sementes. Peça para um adulto cortar o topo do galão para fazer um vaso de flores. Faça buracos no fundo para drenagem da água. Você pode fazer muda de temperos ou flores e depois plantá-las no jardim.

4º ideia:
Faça um bebedouro para pequenos animais selvagens cortando o galão para fazer uma bandeja rasa.

Você consegue pensar em outros produtos que poderiam ser reutilizados? Toda vez que você for jogar alguma coisa no lixo, se pergunte: “Como eu poderia usar isso novamente?”

10 de setembro de 2010

Formação de professores do Clube de Ciências


Olá professores e estudantes clubistas!

Ontem, dia 09/09/2010, aconteceu no Laboratório de Instrumentação de Ensino (LIE), na FURB mais uma formação de professores coordenadores de Clube de Ciências. O curso teve a participação dos professores Celso Menezes e Edson Schroeder e dos bolsistas: Adriana Longhi e Nelson Naoto.
Na oportunidade, o professor Celso mostrou fotos de um curso que ocorreu em Florianópolis, no mês de julho, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que tratava da utilização de papel reciclado para a construção de modelos didáticos. No decorrer das atividades, os professores, juntamente com seu coordenador, prof. Celso, discutiram as atividades, formas de participação dos Clubes e o intercâmbio de ideias, utilizando nosso blog, como instrumento de comunicação.



Os bolsistas Adriana e Nelson prepararam e apresentaram, também, a experiência de extração do DNA do morango, já postada em nosso blog. Os professores gostaram muito da atividade, que se mostrou interessante e de fácil acesso e compreensão pelos alunos.